PORTELA EMOCIONA PÚBLICO COM ALA EM HOMENAGEM AO DESASTRE DE MARIANA: "UM RIO QUE ERA DOCE"

da Redação

Quarta-feira, 1 de Março de 2017

   Era para ser só alegria durante o desfile da Escola de Samba Portela, na noite passada (27/02), no Carnaval carioca. Com o enredo, “Foi um rio que passou em minha vida e o meu coração se deixou levar…”, o carnavalesco Paulo Barros levou para a Marquês de Sapucaí, no centro do Rio, a vida, a beleza e a exuberância dos rios do planeta.

   Mas não era possível deixar de mencionar a tragédia ambiental do Rio Doce. Na ala “Um rio que era doce”, pescadores gigantes, cobertos de lama, apareceram com os rostos e os braços em direção ao céu, mostrando todo o desespero de quem vivia às margens do Vale do Rio Doce.

Carro simbolizava a tragédia de Mariana

Minerador cercado pela lama

Leia também

   A quarta alegoria da Portela fazia referência ao desastre que assolou não só o vilarejo de Bento Rodrigues, próximo à Mariana, em Minas Gerais, quando em novembro de 2015, um onda de resíduos tóxicos, vindos da barragem da mineradora Samarco, inundou toda a região, matando uma dezena de pessoas e acabando com a vida da fauna e flora no entorno do rio.

   No chão, os integrantes da escola, vestidos também com roupas sujas de lama, empunhavam cartazes com as palavras “crime, desespero, ganância, justiça e sem água”.

Carro mostrava todas as formas da catástrofe

Roupas cheias de lama simbolizaram a tragédia

Subida da Piracema era o tema da Comissão de Frente

Rio limpo sendo navegado

   Todavia, as outras alas da Portela mostraram um desfile lindo, que mostrou ao público a incrível vida dos rios na Terra. A Comissão de Frente apresentou o fenômeno da piracema, a migração dos peixes rio acima, em direção à nascente, na época da desova e reprodução destes animais.

   O carnavalesco Paulo Barros também colocou na avenida as lendas brasileiras ligadas aos rios, dentre elas, Iara, Boiúna e a do boto-cor-de-rosa.No carro abre-alas, a Portela trouxe a mensagem sobre a importância da preservação das matas em torno das nascentes, com a alegoria “Fonte da Vida”.

Agora queremos saber de VOCÊ: Qual a SUA OPINIÃO sobre essa matéria? Escreva. Opine. PARTICIPE!
E com a SUA ajuda que podemos deixar esse nosso sitio cada vez mais agradável aos nossos leitores

TRANSPARÊNCIA

Para mobilizar, sempre partimos da ideia de respeitamos e valorizarmos cada pessoa e seu conhecimento. Defendemos o diálogo e a democracia em todas as situações pois TODOS tem muito à ensinar, uns aos outros. Por isso, atuamos de forma não leviana ou abstrata: cada pessoa é ÚNICA e tem seu direito de se expressar. Por isso, convidamos à todos que desejarem ter seus textos ou ideias publicadas em nosso BLOG, participem!

 

É dessa união que construiremos, sem dúvida alguma, uma sociedade melhor e mais HUMANA.

2010 ~ 2018 © ClaudioDiMauro.com.br   TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 

desenvolvido por