TRANSPARÊNCIA

Para mobilizar, sempre partimos da ideia de respeitamos e valorizarmos cada pessoa e seu conhecimento. Defendemos o diálogo e a democracia em todas as situações pois TODOS tem muito à ensinar, uns aos outros. Por isso, atuamos de forma não leviana ou abstrata: cada pessoa é ÚNICA e tem seu direito de se expressar. Por isso, convidamos à todos que desejarem ter seus textos ou ideias publicadas em nosso BLOG, participem!

 

É dessa união que construiremos, sem dúvida alguma, uma sociedade melhor e mais HUMANA.

2010 ~ 2018 © ClaudioDiMauro.com.br   TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 

desenvolvido por

BIBLIOTECA

Abaixo, você uma verdadeira BIBLIOTECA dos mais diversos assuntos e teses, disponibilizados em .PDF para download e leitura.

Boa diversão, leiam, conheçam e discutam sem moderação.

Paz - Essa é a nossa bandeira

Maria Teresa de Arruda Campos

 

O trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre Segurança Pública, baseada na busca de caminhos para a construção de uma Cultura da Paz. A autora opta por divulgar algumas das ações realizadas em órgãos públicos, na iniciativa privada e nas organizações não governamentais, por serem ações que buscam a construção desta nova mentalidade.

Frente Rio Claro (SP)

Ruy Pignataro Fina

 

FRENTE RIO CLARO: DAS SEMENTES E RAÍZES AOS PRIMEIROS VERDES FRUTOS, apresenta a origem da formação da coalização pluralista dos partidos políticos que se coligaram nas eleições de 1996 e 2000 no município de Rio Claro (SP).

Política Habitacional de Interesse Social: Um estudo de caso do bairro Jardim Célia –Uberlândia (MG)

Paula Ribeiro Azevedo

 

O trabalho aborda problemas relacionados ao déficit habitacional no Brasil e a segregação sócio-espacial das cidades advinda das desigualdades de renda e acesso a terra. Através de uma breve revisão da Política Habitacional nos âmbitos Nacional, Estadual e Municipal, em específico da Política Habitacional de Interesse Social, a autora analisa o empreendimento Residencial Jd. Célia, Uberlândia(MG).

Uma análise sobre o Comitê e a Agência de Bacia do Rio Araguari

Nathália Cristine Araújo

 

O objetivo do trabalho é mostrar a ação do Comitê do rio Araguari (criado em 1998) que acumula uma grande e importante gama de decisões e da Agência do Rio Araguari (com instalação ainda mais recente-2007) também com um amplo histórico de ações na bacia e uma relação estreita com a sociedade, que aos poucos vai tomando maior conhecimento sobre a gestão de água.

Integração do Córrego Lagoinha com o Parque Linear Santa Luzia e a comunidade em Uberlândia (MG)

Rita de Cássia Borges

 

O trabalho teve como objetivos conhecer, caracterizar e diagnosticar o Parque Santa Luzia, a área de nascente do córrego Lagoinha e a população do entorno, buscando o entendimento sobre esse relacionamento. Apresentou proposta de integração da nascente ao Parque, buscando a preservação com aplicação das bases legais, permitindo ganhos na qualidade dessa importante unidade de conservação municipal.

Entre a intenção e o ato: Uma análise da política de contratualização dos hospitais de ensino

Ademar Arthur Chioro dos Reis

 

A tese teve como motivação inicial analisar possíveis mudanças no cotidiano dos hospitais decorrentes da implantação do Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino implantado em 2004 pelo Governo Federal. O trabalho procurou caracterizar o posicionamento dos diferentes atores institucionais, o protagonismo dos gestores e as dificuldades na sua implementação.

A Abordagem Ambiental - Questões para Reflexão

Arlete Moysés Rodrigues

 

Apresenta reflexões sobre abordagens ambientais e como as matrizes discursivas oficiais ocultam o território, espaço, classes sociais e deslocam os conflitos da produção destrutiva, intensificada pelo meio técnico científico, para o planejamento do uso de recursos no século XX.

Riscos e vulnerabilidade urbana no Brasil

Wagner Costa Ribeiro

 

País com enorme déficit social, o Brasil está frente a um enorme desafio: acabar com a desigualdade social que predomina em seu território. Parte expressiva da população vive em áreas de risco sem ter clareza dessa situação. Por isso é preciso definir o risco e a vulnerabilidade para subsidiar a elaboração de políticas públicas que permitam mudar esse cenário.

Geografia política e gestão internacional dos recursos naturais

Wagner Costa Ribeiro

 

No século XX foram criados instrumentos de gestão visando salvaguardar as condições ambientais na Terra. Entretanto, apenas nas últimas décadas essa temática emergiu como preocupação de governos de diversos países, possibilitando a institucionalização da ordem ambiental internacional que visa regular as relações humanas, envolvendo temas ambientais por meio de protocolos e acordos multilaterais.

A quem serve a transposição das águas do São Francisco?

Wagner Costa Ribeiro

 

Alguns argumentos que se referem à transposição das águas do São Francisco como solução para os grandes problemas sociais da região semi-árida do Brasil não consideram a realidade dos espaços físicos, sociais, ecológicos e políticos do grande Nordeste do País, onde se encontra a região semi-árida mais povoada do mundo.

São Francisco: A Sociedade e o Rio em Movimento

Cláudio di Mauro

 

Para evitar que o Projeto de transposição do Rio São Francisco tenha característica estritamente desenvolvimentista será necessária a implantação de instrumentos de gestão com controle social, capaz de articular os interesses regionais e das populações locais.

Formar para transformar: uma proposta da Faculdade Zumbi dos Palmares

Cesar Augusto Cândido Xavier

 

A naturalização da desigualdade entre brancos e negros tem origens históricas e institucionais e está ligada, dentre outros aspectos, ao processo tardio, passivo e paternalista da abolição da escravatura e ao corporativismo do período republicano. Além do mais, essa naturalização tem provocado resistências teóricas, ideológicas e políticas no combate à própria desigualdade e ao racismo.

Relações internacionais e atores subnacionais: inserção internacional da região de Campinas (SP)

Armando Gallo Yahn Filho

 

Relações internacionais e atores subnacionais: um estudo da inserção internacional da região metropolitana de Campinas - Tese de Doutorado Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Uncamp, 2011. Orientador: Shiguenoli Miyamoto.

Modificações das condicionantes existentes no Código Florestal

Agência Nacional de Águas

 

Nota técnica que contem a análise sobre a adequação ou necessidade de modificação das condicionantes existentes no Código Florestal e demais legislações correlatas, em especial quanto aos impactos sobre a disponibilidade e qualidade dos recursos hídricos e seus múltiplos usos.

Violência Globalizada: Globalização e Rejeitos Humanos

Gláucia Carvalho Gomes, Claudio di Mauro

 

O tema violência tornou-se recorrente. Contudo, não raro é associado à violência contra o patrimônio, constituindo-se, muitas vezes,em princípio e fim do debate. Na discussão sobre a violência e o modo como se manifesta contemporaneamente, consideramos outros aspectos do problema como processos migratórios, a busca pelo Estado-Nacional, a manutenção de sua legitimidade e a globalização financeira.

Proposta para a melhoria do sistema viário em cidades médias

Enéas Rente Ferreira

 

O objetivo deste trabalho é resgatar propostas desenvolvidas em cidades médias do Estado de São Paulo a respeito da circulação urbana e registrar acontecimentos envolvendo diretamente as questões de trânsito armazenados em documentos e na memória do autor, quando exerceu por sete anos o cargo de Diretor de Trânsito no município de Rio Claro (SP).

Proposta para Criação de APA na Chapada do Bugre / Triângulo Mineiro

Arlete Moysés Rodrigues

 

Relatório para a criação da Unidade de Conservação para a Chapada do Bugre, incluindo áreas dos municípios de Uberlândia, Uberaba, Nova Ponte e Sacramento. O texto poderá receber sugestões de ajustes de redação, inclusive dos leitores do site www.claudiodimauro.com.br, que receberá manifestações e fará os encaminhamentos.

 

O Grupo Técnico Chapada do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Araguari concluiu redação inicial do relatório para a criação da Unidade de Conservação para a Chapada do Bugre, incluindo áreas dos municípios de Uberlândia, Uberaba, Nova Ponte e Sacramento. Nessa Chapada nascem o Rio Uberabinha e o Rio Claro que são fontes de abastecimento de água dos Municípios de Uberlândia e Uberaba. A Área tem uma demanda de água muito maior do que a disponibilidade hídrica. O relatório será submetido ao plenário do CBH-Araguari e, posteriormente, se aprovado, endereçado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais, onde o secretário Adriano Magalhães deverá ouvir os diversos setores de sua Secretaria.

Mudanças Propostas para Alteração no Código Florestal

José Carlos Carvalho

 

O ex-ministro do meio ambiente comenta as alterações propostas para o Código Florestal. O que está em jogo é o patrimônio florestal do País. Por isso, não se está fazendo uma Lei para hoje, mas uma Lei intergeracional. Infelizmente, o tema está dominado pelas preocupações de ontem, quando deveria está focado nas premissas do amanhã para garantir o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Defesa Civil Rio Claro (SP)

Marcos Antonio Queiroz, Ivan Rubens Dário Junior, Antonio Roberto da Silva

 

O entendimento do papel representado pela Defesa Civil, sua importância e sua responsabilidade na perspectiva da Segurança Global da População, foi fundamental no processo de implantação, consolidação e destaque da Defesa Civil de Rio Claro. A compreensão deste processo exige uma reflexão sobre estruturação, espaço de ação, atividades e articulação com os setores sociais e a população.

Análise do Plano Diretor da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (MG)

Aline Marques da Silva, Wesley Alves Vieira

 

Os autores elaboram uma análise sobre o Plano Diretor da Bacia do Rio Araguari, considerando o papel do geógrafo na gestão dos recursos hídricos.

Navegue por nossas páginas e leia outros textos