BIBLIOTECA

Abaixo, você uma verdadeira BIBLIOTECA dos mais diversos assuntos e teses, disponibilizados em .PDF para download e leitura.

Boa diversão, leiam, conheçam e discutam sem moderação.

A carta da Terra

 

Declaração de princípios éticos para a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Sua primeira versão foi elaborada na ECO-92, no Rio de Janeiro e, a versão final lançada em junho de 2000. Foi elaborada num processo participativo em todos os continentes, com milhares de pessoas de todas as raças, credos, profissões e idades.continentes, com milhares de pessoas de todas as raças, credos, profissões e idades.

Apresentação da Coletânea Rio Claro (SP): A Cidade Azul no Limiar do Milênio

Cláudio di Mauro

 

A Coletânea Rio Claro "A Cidade Azul no Limiar do Milênio" aborda 21 temas em textos assinados por personalidades do município e é considerada o primeiro livro da cidade com estas características. A Coletânea foi publicada em 2003, pelo Arquivo Histórico do Município "Oscar de Arruda Penteado".

A Frente, Rio Claro (SP)

Cláudio Zerbo

 

O texto é um relato baseado nas memórias do autor e na memória de outras pessoas que participaram desde o inicio da formação da Frente Rio Claro.

Construindo a democracia na cidade: A experiência de Rio Claro (SP)

Romualdo Dias

 

Este livro traz reflexões sobre a experiência de gestão pública realizada em Rio Claro de 1997 a 2004. O título "construindo a democracia na cidade" quer expressar o movimento de um trabalho árduo e permanente de realização de um projeto, ousado e criativo, para este lugar e as pessoas que estão nele.

Rio Claro (SP) é ... Uma Cidade Saudável?

José Luiz Riani Costa

 

O texto tem por objetivo demonstrar que a saúde de uma população está estreitamente relacionada com suas condições de vida e que estas encontram-se submetidas às políticas sociais e econômicas e à qualidade do meio ambiente, especialmente o urbano, tendo em vista a proporção de pessoas que hoje vivem em cidades.

A construção do SUS a partir da experiência de Rio Claro (SP)

Marizete Medeiros de Costa Ferreira

 

O texto apresenta: o Histórico do Processo de Construção do SUS e a implantaçãodo sistema em Rio Claro; A Municipalização da Saúde em Rio Claro; o Modelo de Atenção adotado pelo município,as estratégias adotadas, as mudanças implementadas, e os programas implantados com os principais indicadores epidemiológicos; Análise do Relatório conclusivo da Avaliação Técnica dos Municípios em Gestão Plena.

A idade de viver plenamente - A terceira idade de Rio Claro (SP)

Jayme Leitão

 

O texto apresenta o perfil das pessoas que fazem parte de quase quarenta grupos, e dos próprios grupos, englobando um universo de mais de 2000 participantes.

Meio Ambiente e Urbanização na Microbacia do Areia Branca - Campinas (SP)

Antonio Cezar Leal

 

Dissertação de Mestrado - Unesp Rio Claro(SP). Apresenta uma proposta de planejamento ambiental para a microbacia do Areia Branca, com ênfase para a elaboração de um Plano Motivador como um instrumento para subsidiar debates com a comunidade escolar e civil local, visando a elaboração de um Plano Coletivo, envolvendo professores, alunos, moradores e seus representantes nas organizações populares.

Alegria da Cidade - Criança e Adolescente Sujeito de direito, de conhecimento, de desejo

Maria Terezinha Cassano Cibim

 

O texto apresenta uma breve incursão pela História Social da Criança/Adolescente no Brasil e em Rio Claro, e à luz do Estatuto de Criança e do Adolescente faz uma leitura de como a questão da conquista do direito à cidadania da criança e do adolescente estava sendo tecida em Rio Claro pelas áreas do direito, assistência social, educação, saúde, esporte, cultura e turismo.

Rio Claro (SP) é Turismo

Odaléia Telles Marcondes Machado Queiroz

 

O objetivo principal deste trabalho é o de apresentar a evolução do processo de turistificação do espaço de Rio Claro, dentro de uma abordagem integrada através da interpretação da trajetória histórica da ocupação local.

Rio Claro (SP) é Cultura

Sandra Regina Sanchez Baldessin

 

O texto explana sobre a verdadeira democratização cultural e suas implicações, quais os impedimentos mais comuns ao processo, como as políticas culturais, bem direcionadas, podem conduzir à democratização e ao fortalecimento do senso de identidade do indivíduo, promovendo o desabrochar da cidadania cultural.

Rio Claro (SP) - Cidade de cara alegre

Arturita Teixeira Pinto

 

O enfoque do texto é voltado exclusivamente às áreas de lazer do município de Rio Claro. A autora emprega metáforas para descrever os locais e as atividades de lazer e denomina sua interpretação como muito pessoal e de visão poética.

Projeto de Lei 792/ 2007

Deputado Alselmo de Jesus

 

O Projeto de Lei nº 792, de 2007, dispõe sobre a definição dos serviços ambientais e dá outras providências. Estabelece no art. 1º o conceito e dá exemplos de serviços ambientais. No art. 2º, citam-se os que farão jus a pagamento ou compensação decorrentes de serviços ambientais voluntários.

Moção Projeto de Lei sobre Pagamento por Serviços Ambientais

Cláudio di Mauro, Eduardo Lovo Paschoalotti, Luiz Roberto Moretti

 

Apresentada no Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas realizado em nov/2009 e aprovada por unanimidade. Solicita alteração no Projeto de Lei sobre Pagamento por Serviços Ambientais que incluía no Fundo Nacional da Pagamento de Serviços Ambientais, recursos da Cobrança pelo Uso da Água. A moção foi encaminhada à ANA,MMA e à Câmara dos Deputados e o artigo que fazia a referência foi removido.

O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas em São Paulo: o caso do municípío de Assis (SP)

Carlos de Castro Neves Neto

 

A pesquisa teve como objetivo analisar o Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas em São Paulo e teve como premissa promover o desenvolvimento rural sustentável. Para o estudo de caso foi escolhido o município de Assis/SP, onde duas microbacias foram contempladas pelo programa: a água do Pavão/Matão e Adjacências e a água das Antas/Pinheiro/Divisa.

Clube Atlêtico Linense

 

Documentário sobre o Clube Atlêtico Linense (História, Torcida, Projeto Social, Planos e Patrocínios)

Aspectos Litoestruturais e de Relevo na Bacia do Rio Jequitinhonha

Vanderlei de Oliveira Ferreira

 

ASPECTOS LITOESTRUTURAIS E DE RELEVO NA BACIA DO RIO JEQUITINHONHA,EM MINAS GERAIS: SUBSÍDIOS PARA A GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS (Universidade Federal de Uberlândia). O presente texto pretende oferecer subsídios para o processo de determinação de pontos de maiores e menores restrições hídricas, limites de possíveis irreversibilidades e a indicação regionalizada de alternativas de manejo.

Lugar e Educação Urbana

Luiz Gonzaga Falcão Vasconcellos

 

Este livro teve como propósito a publicação de experiências do Projeto “Lugar e Educação Urbana” que apresentou idéias, informações e concepções sobre o lugar, ampliando conhecimentos quanto ao lugar no contexto da existência humana, em termos de tempo e espaço. Partindo da idéia de lugar, propôs-se avaliar o lugar na/da cidade, o lugar de cada pessoa na cidade, o lugar em que se vive na/a cidade.

Climatologia da Bacia do Rio Jequitinhonha: Subsídios para a Gestão de Recursos Hídricos

Vanderlei de Oliveira Ferreira

 

O conhecimento das características climáticas das bacias hidrográficas oferece importantes subsídios à gestão de recursos hídricos. A distribuição desigual da precipitação exerce influência no volume de água disponível superficialmente e para recarga subterrânea. A temperatura é fator importante nas taxas de evapotranspiração, indicando a disponibilidade energética e a demanda hídrica.

Sua Amiga Bicicleta! Regras Básicas do Ciclista

 

Esta Cartilha foi elaborada com o objetivo de melhorar a segurança dos usuários das vias. As informações visam orientar os ciclistas para a observação de situações vividas no dia-a-dia.

Navegue por nossas páginas e leia outros textos

TRANSPARÊNCIA

Para mobilizar, sempre partimos da ideia de respeitamos e valorizarmos cada pessoa e seu conhecimento. Defendemos o diálogo e a democracia em todas as situações pois TODOS tem muito à ensinar, uns aos outros. Por isso, atuamos de forma não leviana ou abstrata: cada pessoa é ÚNICA e tem seu direito de se expressar. Por isso, convidamos à todos que desejarem ter seus textos ou ideias publicadas em nosso BLOG, participem!

 

É dessa união que construiremos, sem dúvida alguma, uma sociedade melhor e mais HUMANA.

2010 ~ 2018 © ClaudioDiMauro.com.br   TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 

desenvolvido por