videos

Política Cruzada | Fevereiro/15  ·  Parte 1 (de 3)

 

  O programa "Política Cruzada" da TV Paranaiba em fevereiro de 2015 debate as questões da Matriz Energética e Recursos Hídricos com participação dos Professores da Universidade Federal de Uberlândia, Cláudio di Mauro e Keide Botumoto.

Duração | 16:23

Água | Parte III: Preocupações com a seca em Uberlândia devem continuar

 

  Durante estiagem, moradores racionaram água. Porém, depois das chuvas, desperdícios voltaram. Professor Cláudio di Mauro fala que ainda há motivos de preocupação. Clique na foto para assistir ao video da MGTV assista o video.

Duração | 4:58

Água | Parte II: Saiba sobre o reflexo da estiagem que afetou nossos rios

 

Na época a estiagem afetou também o Rio Bagagem, em Estrela do Sul, e os córregos Mandassaia e Fundo, em Abadia dos Dourados, que são afluentes do Rio Dourado. Claudio di Mauro fala que a situação é diferente, mas ainda preocupa. Clique na foto para assistir ao video da MGTV assista o video.

Duração | 8:24

Água | Parte I: Professor Cláudio di Mauro comenta a seca em rios

 

   Em 2004, os rios do Triângulo Mineiro estavam secando. O professor Claudio Antônio di Mauro fala sobre a crise hidrica que afetou o sudeste.

Duração | 5:25

Retrospectiva "RIO CLARO PRA VALER" | Cláudio Di Mauro e os simbolos do autoritarismo em Rio Claro/SP

 

     Sob direção e produção de Rogério Soares da Cunha, este video contém o discurso do, então Prefeito, Cláudio Di Mauro sobre os símbolos do autoritarismo em Rio Claro.

Duração | 6:12

Homenagem ao Professor Aziz Ab'Sáber nos Desafios Socioambientais

 

  O Instituto de Estudos Avançados da USP realizou uma reunião para tratar dos Desafios Socioambientais e homenagem ao Professor Doutor Aziz Nacib Ab'Sáber.

Duração | 1:50:18

Devemos mesmo cuidar do MEIO AMBIENTE? O México nos deu a resposta!

Campanha produzida pelo Governo do Máxico diz o que realmente devemos fazer: cuidar ou não do nosso meio ambiente? Se você tem alguma dúvida sobre essa questão, assista ao vídeo e depois tire suas próprias conclusões.

Duração | 1:00

O Último Ato

 

Sob direção e produção de Rogério Soares da Cunha, este documentário sobre o movimento social de 1992 onde as pessoas foram para as ruas de Rio Claro pedir o impeachment do presidente Collor.

Duração | 37:25

Retrospectiva "RIO CLARO PRA VALER" | Claudio di Mauro discursa em Comitês de Bacias Hidrográficas em Belo Horizonte (MG)a

 

Na realização deste 3º Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas ocorrido em Belo Horizonte (MG), Cláudio di Mauro apresenta palestra de 75 minutos. Como presidente dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí e Prefeito de Rio Claro.

Duração | 1:16:30

Restrospectiva "RIO CLARO PRA VALER" | Estação de Tratamento de Esgoto no Jd. Palmeiras, em Rio Claro (SP)

 

Esta é a Estação de Tratamento de Esgotos implantada no Bairro Jardim das Palmeiras em Rio Claro (SP). Primeira ETE da área urbana de Rio Claro, Inauguração no ano de 1999.

 

Duração | 5:34

Lançamento do livro sobre a implantação da cobrança pelo uso da água

 

O Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí é pioneiro no Brasil na implantação da cobrança pelo uso da água e registrou a luta por esta conquista em livro lançado pela Agência Nacional de Águas (ANA), em junho de 2008, em Atibaia (SP).

Duração | 11:05

Chico Mendes | Preservação da Amazônia

 

Em maio de 1988, a Associação dos Geógrafos Brasileiros promoveu evento na Universidade de São Paulo (USP),  que teve o seringueiro Chico Mendes como convidado especial. Chico Mendes falou sobre a importância da luta pela preservação da Amazônia como condição de sobrevivência dos povos da floresta e das perseguições e ameaças que ele e companheiros seringueiros sofriam. Chico Mendes morreu assassinado em 22 de dezembro do mesmo ano.

Duração | 58:53

Entrevista HISTÓRICA com Paulo Freire

 

Paulo Freire fala sobre como se aproximou de Karl Marx.

 

Duração | 2:26

Entrevista com o geógrafo Milton Santos

 

  Trecho da Entrevista com o geógrafo Milton Santos, no programa Conexão Roberto D´Avila, 1998 - TVE Brasil. Milton Santos fala sobre ideologias e relações sociais.

Duração | 5:07

Documentário sobre o clube Tamoyo e um recorte sobre a história do negro em Rio Claro 

 

  A partir da pesquisa de Guilherme Oráculo, estagiário do Arquivo Público do Município de Rio Claro foi realizado o documentário O Tamoyo (Kino-Olho #80). Este filme contou com a participação de Dona Olga Maurício Mendonça em recente entrevista,  que aborda sua história em Rio Claro e o início do Tamoyo, desde sua construção. No segundo momento o documentário trata sobre a situação atual do Tamoyo e a forte presença de uma geração de jovens que lutam para continuar. Além de retratar o clube, o documentário é também sobretudo um recorte sobre a história do negro na cidade. O grupo de documentário é uma parceria entre o grupo Kino-Olho e o Arquivo Público e Histórico do Município.

Duração | 9:21

Documentário sobre a história da orquidofilia de Rio Claro 

 

O documentário sobre os orquidófilos foi lançado na abertura da 66ª Exposição Nacional de Orquídeas de Rio Claro (junho/2010). O grupo Kino-Olho juntamente com o Portal Memoria Viva do Arquivo Publico e Historico de Rio Claro realizaram um documentário, revelando a tradição e paixão rio-clarense sobre as orquídeas. Para isso Carolina Pinto Silva, estudante de geografia e estagiária do Arquivo Público desenvolveu uma pesquisa que deu origem a esta obra cinematográfico. Segundo Carolina a primeira conversa no orquidário do senhor Humberto Epiphanio lhe trouxe a dimensão do cuidado e da paciência envolvida no cultivo de orquídeas. 

 

"Fiquei impressionada em ver a quantidade e a qualidade das plantas lá existentes. Me trouxeram também a constatação de que muitos rio-clarenses estão envolvidos por esta arte. Muitos foram os infectados por este vírus que o seu Humberto se confessa contagiado".

 

Duração | 9:41

Entrevista com Boaventura de Sousa Santos

 

O sociólogo Boaventura de Sousa Santos fala sobre suas aspirações por posições e decisões durante o Fórum Social Mundial que extrapolem os limites da denúncias.Integre, fortaleça e estimule as alianças dos movimentos sociais em diversos países para gerar uma mobilização mundial, capaz de servir de alternativa para o tipo de globalização vigente.

Duração | 5:40

100 Anos do Velo Clube de Rio Claro 

 

Documentário sobre os cem anos de história do Velo-clube rioclarense através da pesquisa de Guilherme Serapião, estagiário do Arquivo Público do município. O documentário também retrata as histórias de antigos jogadores como de Vicente Pero Portes, Jaime Luiz Fiorio e Tito Livio Maule, que se destaca em sua emocinante biografia. Realização Prefeitura, Secretaria da Cultura, Grupo Kino-Olho, Arquivo Público Municipal, TV Cidade Livre, Cia Quanta de Teatro, Portal Memória Viva, Ponto de Cultura Rio Claro e UNESP.

Duração | 13:59

Discurso de Salvador Allende (1972)

 

"El MEJOR de todos los discursos" aconteceu em dezembro de 1972 na Universidade de Guadalajara (México). Salvador Allende foi eleito presidente do Chile em 1970, como candidato de uma coligação de esquerda, a Unidade Popular. Assim, entrou para a história da política mundial como o primeiro marxista a chegar ao poder através das urnas. Allende assumiu a presidência no dia 3 de novembro de 1970 e durante seu governo nacionalizou as minas de cobre, a principal riqueza do país.

 

Além disso, passou as minas de carvão e os serviços de telefonia para o controle do Estado, aumentou a intervenção nos bancos e fez a reforma agrária, desapropriando grandes extensões de terras improdutivas e entregando-as aos camponeses.

 

Duração | 3:18

Documentário | "Criança: A Alma do Negócio"

 

Por que meu filho sempre me pede um brinquedo novo? Por que minha filha quer mais uma boneca se ela já tem uma caixa cheia de bonecas? Por que meu filho acha que precisa de mais um tênis? Por que eu comprei maquiagem para minha filha se ela só tem cinco anos? Por que meu filho sofre tanto se ele não tem o último modelo de um celular? Por que eu não consigo dizer não? Ele pede, eu compro e mesmo assim meu filho sempre quer mais. De onde vem este desejo constante de consumo?

Este documentário reflete sobre estas questões e mostra como no Brasil a criança se tornou a alma do negócio para a publicidade. A indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, então, as crianças são bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas.

 

Duração | 49:04

Navegue por nossas páginas e assista outros videos, igualmente interessantes

TRANSPARÊNCIA

Para mobilizar, sempre partimos da ideia de respeitamos e valorizarmos cada pessoa e seu conhecimento. Defendemos o diálogo e a democracia em todas as situações pois TODOS tem muito à ensinar, uns aos outros. Por isso, atuamos de forma não leviana ou abstrata: cada pessoa é ÚNICA e tem seu direito de se expressar. Por isso, convidamos à todos que desejarem ter seus textos ou ideias publicadas em nosso BLOG, participem!

 

É dessa união que construiremos, sem dúvida alguma, uma sociedade melhor e mais HUMANA.

2010 ~ 2018 © ClaudioDiMauro.com.br   TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 

desenvolvido por